quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como escolher uma tatuagem



Por norma, quem quer fazer uma tatuagem demora meses ou até anos a decidir e igual tempo para escolher a imagem a tatuar. Há que encontrar a tatuagem perfeita, considerar o significado, o tamanho, as cores e a localização – o seu carácter permanente assim o exige.



Porquê?
Vista como uma forma de arte, a tatuagem não deve ser uma experiência integrada numa noite de copos e uma surpresa desagradável na manhã seguinte. Deve ser antes uma experiência bem pensada, para que seja até agradável de fazer e, porque não, repetir. Comece por pensar nos motivos que estão por de trás da vontade de se tatuar: É uma prenda para si? Vai marcar um momento importante na sua vida? É uma homenagem a uma pessoa importante na sua vida? Acha as tatuagens um acessório lindo e está ansiosa por vê-la no seu corpo? Será um reflexo da sua masculinidade? Todos estes motivos são mais que válidos. Descubra o seu para que mais tarde não olhe para a tatuagem descontente, porque afinal não lhe diz nada.



Onde procurar?



Nos estúdios de tatuagem não faltam catátaogos com centenas de imagens ansiosamente à espera da sua vez de ser tatuada ou re-tatuada. Se não quiser arriscar muito, esta á a sua melhor opção. Se, por outro lado, sonha com uma tatuagem completamente original, então terá de dedicar algum tempo à sua pesquisa. Pense nos seus interesses e pesquise fotografias, ilustrações, livros, revistas e a Internet; ou então faça você mesmo ou peça ao seu amigo desenhador para o fazer. Utilize a sua imaginação, seja criativo e não se entregue a modas – é importante que a tatuagem seja uma reflexão de um interesse de longa data e que vai continuar a sê-lo.


Imagens vs. Letras



Enquanto artistas, muitos tatuadores também estão habilitados a elaborar um desenho através de um rascunho ou simplesmente graças a uma explicação sua. Saiba ainda que se levar uma imagem a um tatuador ele pode ainda fazer-lhe alterações de cor e/ou forma. Para além das imagens, as iniciais, palavras ou expressões também são populares e podem dizer tanto ou mais do que uma ilustração. Tenha apenas cuidado com a escolha de nomes – não vá a coisa correr mal e daqui a seis meses queira apagá-la! Não limite a sua pesquisa, muitas vezes a inspiração está onde menos esperamos. Uma tatuagem deve espelhar a sua personalidade, deve ser a “sua cara”.


Estética



Regra geral, as pessoas fazem tatuagens para serem vistas – por elas e pelos outros! E neste campo existem duas decisões fundamentais: o tamanho e a cor. As dimensões da sua futura tatuagem dependem da sua localização, ou seja, pode começar por escolher primeiro a área do corpo a tatuar e só depois escolher um desenho adequado ou vice-versa. Relativamente às cores, é escusado será dizer que uma tatuagem colorida chama muito mais a atenção do que uma tatuagem feita a preto e cinzento – depende dos seus gostos pessoais, da imagem em si e, eventualmente, da localização. Para além de expressar o significado que deseja, uma tatuagem tem obrigatoriamente de ser esteticamente agradável. Se não estiver bonita, não vai querer mostrá-la a ninguém.


Simbolismo



Tenha especial cuidado ao escolher símbolos religiosos, de outras culturas e palavras noutras línguas. Se o fizer, é importante que pesquise e descubra tudo o que há para descobrir acerca desse elemento: história, segundos significados, se exprime coisas diferentes ao ser colocado em partes do corpo distintas ou próximo de outras tatuagens. Certifique-se que os caracteres japoneses pelos quais está apaixonado significam realmente “amor” e não “ódio”. O que pode parecer espectacular para si, pode ser ofensivo para outros.



Localização



A zona do corpo que escolhe tatuar diz tanto ou mais do que a tatuagem em si – para além de poder afectar o seu significado, há que considerar o aspecto estético final. Por exemplo, o impacto visual de uma tatuagem na nuca, é diferente do que aquele causado por uma tatuagem no pé. Por outro lado, existem zonas do corpo mais populares do que outras, umas mais dolorosas do que outras. Outra decisão que terá de tomar relativamente ao local é se quer que a tatuagem seja facilmente visível pelos outros: pode ter um emprego conservador ou simplesmente porque quer que seja um segredo exclusivamente seu. Algumas áreas tornarão a tatuagem visível a toda a hora, outras vão apenas permitir um vislumbre ocasional.



Decisão final



Antes de se entregar definitivamente nas mãos de um tatuador, imprima o seu desenho e coloque-o junto à zona do corpo que pretende tatuar, observando-o nessa perspectiva durante vários dias consecutivas para ver se realmente lhe atrai. Outra opção é colocar uma tatuagem temporária para perceber se se habitua à ideia de uma tatuagem nesse sítio ou se terá de ser outro; pode fazer a mesma experiência com a tinta de henna (dura entre 1 e 4 semanas). Visite vários salões de tatuagem para se familiarizar com o meio, obter ideias e ouvir conselhos. Pense bem. Se tiver qualquer dúvida relativamente à tatuagem ou ao tatuador, não a faça. Mais vale esperar um pouco mais para se certificar.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tatuagem, história, procedimentos e cuidados em geral

A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.





Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.[1]





A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo, firmando na sua doutrina de uma forma quase ditatorial.



O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau [2], e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.



James Cook





O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tatoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.



 Aparelho elétrico
Aparelho elétrico para se fazer tatuagens.



Falsa tatuagem contemporânea no tornozelo. Feita à base de Henna Indiana.Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison para marcar couro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos.
No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen" também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.
Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.
Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.



Temas
Os temas são infinitos e variam tanto quanto as personalidades - dos tatuadores e tatuados. As motivações são inúmeras, e não há uma forma definida ou percurso que explique o desejo e e sua efetivaçao na realização da tatuatem, um evento a princípio antinatural (biologicamente). Portanto considera-se um movimento do ser simbólico-social, que supera o instinto de autopreservação, uma característica absolutamente humana. O contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito despojado são alguns dos níveis que podem dar vazão ao processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobredeterminado, desde sua origem histórica até o contínuo uso na contemporaneidade.



Cuidados pós-tatuagem
cuidados apos ter feito a tatoo
Filme plástico



Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia. Nosso corpo expele um excesso de pigmento nos três primeiros dias, o plástico impede que este excesso endureça em forma de crosta A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos



Lavagem
Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.



Innormizm-tattoo Água



A água é um elemento importante para no processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.



 Pomada
 A melhor pomada existente no mercado é a pomada IRUXOL (nome fantasia) que é composta de Colágeno e Clorafenicol, sem dúvida é o melhor cicatrizante que existe.
Uma nova camada de pomada deve ser aplicada logo em seguida, bem fina, até completa cicatrização da tatuagem, que pode levar de uma semana a 40 dias. Em média três vezes por dia é o ideal.
Indica-se as pomadas que contém dexpantenol, um ácido que ajuda a formação do tecido sem excessiva troca de células.
Algumas pessoas podem ter alergia à associação da pomada nebacetim com as tintas, ou à perfuração excessiva da pele.
Nesses casos, a pele pode irritar e formar pontos avermelhados, atrasando a cicatrização, levando a uma perda maior de pigmento.
Recomenda-se nesses casos, muito cuidado para não arrancar a bolha, e a troca da pomada para a de dexpantenol ou a cicatrização a seco até que a inflamação passe.



Casquinha
Não puxe a casquinha! É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as casquinhas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a casquinha parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a casquinha!



Alimentação
Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.
Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.



 Resultados
Elementos que determinam o resultado da tatuagem:



ajuste da maquininha: para contorno, a agulha deve penetrar aproximadamente, em torno de 1,7mm na pele. Para preenchimento também, mas eventualmente um pouco mais: 2,5mm. Estas medidas são aproximadas, e dependem do tatuador, do tipo de ponta e do tipo de traço pretendido.



frequência de vibração e força da maquininha: máquinas fracas nem sempre conseguem introduzir a agulha na pele, conforme o local. Já a frequência, se for muito alta pode "rasgar" a pele ao invés de marcar o traço, e depois perde-se tinta na cicatrização.
qualidade das tintas: algumas tintas podem gerar alergia, dependendo do tipo de pele. Não há uma regra, mas há predominância do vermelho, por exemplo, entre os pigmentos que geram alergia. Mas todos podem gerar, dependendo da pessoa. Além disso, há no mercado muitas tintas para iniciantes, que são mais "lavadas". O pigmento mais inócuo é o preto, por se feito (nomalmente) à base de carvão de origem animal ou vegetal, e portanto, quimicamente muito estável.
tipo de pele e o local do corpo. Algumas pessoas incorporam mais a tinta, e outras eliminam quase toda a tinta.
procedimento: como foi executado o desenho.
Padrões de soldagem, textura e espessura das agulhas
Cor da pele. Mesmo em peles de tons médios, a tatuagem inicialmente fica bem colorida, mas depois o pigmento natural da pele (melanina), que é produzido acima da camada onde se aloja a tinta, cobre o desenho, escurecendo-o. Assim, este é outro motivo para evitar o sol.



Profissional: na verdade, ele é o responsável pela maior parte dos itens listados acima.



Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.


Desenho projetado:


   Tatuagem em processo de cicatrização para demais seções.